Menu

13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (2023-2024)

A 13a Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e acontecerá entre os meses de dezembro de 2023 e março de 2024.

O evento é composto por uma Mostra de Cinema, com a temática dos direitos humanos, buscando na diversidade dos seus temas e na pluralidade da produção com filmes de todas as regiões do país, fomentar os debates e a divulgação a respeito do tema. A Mostra acontecerá nas 26 capitais e no Distrito Federal de modo presencial, e seguirá disponível online em uma plataforma de streaming em sua ação de difusão. Após as exibições nas capitais, a Mostra ainda acontecerá em diversos outros pontos de exibição pelo interior dos estados, sempre de modo gratuito.

O tema da mostra de cinema deste ano é  “Vencer o ódio, semear horizontes”. Em um cenário de reconstrução do país, em que as bandeiras dos movimentos sociais são erguidas novamente e a criação artística volta a florescer, surge a pergunta: o que pode o cinema na defesa dos direitos humanos? 

Complementando o evento, serão realizadas oficinas de formação de professores com a temática cinema e educação, utilizando a metodologia do projeto Inventar com a Diferença, desenvolvida pelo laboratório KUMÃ, IACS-UFF. As oficinas acontecerão em duas etapas, formando um grupo de oficineiros que irão replicar a oficina nas capitais e Distrito Federal, alcançando mais de 700 professores que se especializarão no uso do cinema como ferramenta de ensino.