Menu

Oficina de Cinema, Educação e Direitos Humanos

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói) e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apresenta a Oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos.

O QUÊ

A Oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos é um espaço para pensar e experimentar as possíveis formas de incluir o cinema como uma experiência sensível em contextos educativos.

PARA QUEM

A oficina é voltada para a formação de multiplicadores, portanto é direcionada a docentes da Educação Básica das redes públicas, arte-educadores e educadores que atuem em outros espaços formais ou não-formais de educação. 

COMO

A partir da metodologia da “Pedagogia do dispositivo”, desenvolvida pelo projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos, propõe-se compartilhar ferramentas de criação com o audiovisual para uso em contextos educativos. Na oficina são realizados exercícios de produção de imagens e sons com base em gestos mínimos de criação que conversam com a própria história do cinema.  

QUANDO

Serão 4 encontros presenciais de 3h cada dia com carga horária total de 12 horas. Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense. A oficina ocorrerá em março de 2024 durante a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. 

POR QUÊ

A experiência com cinema possibilita a ampliação da sensibilidade a partir de recortes do mundo que são projetados na tela, levando o sujeito a refletir sobre o lugar que se ocupa e as relações que desenvolve. Por meio da experimentação coletiva com imagens e sons, a Pedagogia do Dispositivo se torna uma ferramenta reapropriável para que possamos tecer reflexões acerca da construção do território, do direito à memória em intersecções que fazem parte da vida dos brasileiros: raça, classe, gênero, entre outras.

Veja onde acontece e como se inscrever!