Menu

CHAMADA ABERTA PARA INSCRIÇÃO DE CURTAS-METRAGENS E PROJETOS DE JOVENS CURADORES NA 14ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é um evento que celebra, há quatorze edições, o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, buscando na diversidade dos seus temas e na pluralidade da produção, com filmes de todas as regiões do país, fomentar os debates e a divulgação a respeito do tema. A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que desde 2008 são também selecionados por meio de chamada pública, além de uma curadoria especializada, homenagens e programas infantis. Realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), o evento acontecerá nos 26 estados e no Distrito Federal no segundo semestre de 2024.

Convocatória para curtas-metragens

A 14a. Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece no segundo semestre de 2024 e abordará temas relacionados ao “Viver com Dignidade”. A chamada para receber gratuitamente trabalhos audiovisuais de curta-metragem está aberta de  24 de junho a 17 de julho de 2024.

 Os filmes, selecionados por prospecção e curadoria, serão exibidos em espaços de cinema nos 26 estados e no Distrito Federal. Assim, os realizadores concorrerão à oportunidade de terem seus filmes exibidos em todo o território nacional, promovendo debates sobre o tema dos direitos humanos sob a chancela do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com pagamento pelos direitos de exibição.

Não há restrição quanto ao gênero ou suporte de captação/finalização. As exibições serão em suporte digital.

No período de 24 de junho a 17 de julho de 2024, a inscrição online estará disponível no site da Mostra. A obra inscrita gratuitamente deve ser enviada através de link de visualização com privacidade de “não listado” pelo Youtube ou Vimeo.

A inscrição nesta chamada é composta pela leitura do regulamento, o preenchimento do formulário eletrônico, contendo dados da pessoa jurídica, disponibilização do link de visualização do filme e upload dos anexos indicados.

As obras deverão ter duração de até 20 minutos, serem produções nacionais, com classificação indicativa de até 12 anos, finalizadas a partir de 2022.

REGULAMENTO PARA CURTAS-METRAGENS

Convocatória para projetos de jovens curadores

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (14ª MCDH) abre chamada para receber projetos inéditos de curadoria apresentados por jovens curadores. O evento com temáticas relacionadas ao viver com dignidade, exibirá, no segundo semestre de 2024, mostra de filmes que abordam a temática dos direitos humanos nos 26 estados e no Distrito Federal. Com esse intuito, uma curadoria especializada selecionará projetos de curadoria apresentados por jovens curadores para a programação de uma sessão de curtas-metragens brasileiros.

Objetiva-se incentivar a formação de jovens e/ou estudantes na curadoria de filmes para mostras e festivais de cinema, trazer a perspectiva dos jovens sobre os direitos humanos na produção cinematográfica brasileira, valorizar e incentivar novas abordagens na curadoria de mostras e festivais de cinema.

O programa de filmes proposto deve retratar a diversidade do campo dos Direitos Humanos, a diversidade regional do Brasil, a diversidade de gênero e orientação sexual, dentre outras, desde que estejam dentro dos limites de tempo/tamanho e em acordo com a temática proposta.

As inscrições gratuitas de projetos para a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos estão abertas de 24 de junho até às 23h59 de 17 de julho de 2024

Ambas as chamadas deverão contemplar aspectos relacionados aos Direitos Humanos e prioritariamente os seguintes temas:

– Direitos das pessoas com deficiência;

– Da população LGBTQIA+;

– Das crianças e adolescentes;

– Da Pessoa Idosa;

– Da população em situação de rua;

– De migrantes, refugiados e apátridas;

– Das pessoas privadas de liberdade; e

– Promoção da liberdade religiosa.

REGULAMENTO PARA PROJETOS DE JOVENS CURADORES

Serviço:

Mostra Cinema e Direitos Humanos

Realização: Universidade Federal Fluminense, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania