Oficina de Cinema, Educação e Direitos Humanos
A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói) e realização do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apresenta a Oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos.
OFICINA CINEMA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A Oficina Cinema, Educação e Direitos Humanos é um espaço para criação e experimentação de ferramentas práticas para o trabalho com cinema em contextos educacionais, seja em escolas, comunidades, coletivos. A partir da experiência e da metodologia do projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos, serão compartilhados com os participantes dispositivos de criação com imagens e sons, enquanto exercícios do olhar e da escuta, e como forma de se relacionar com o outro, com o território e com o mundo de um modo prático e sensível.
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A atividade é voltada para trabalhadores da educação, da saúde mental e das artes, que tenham interesse nas relações entre cinema, educação e direitos humanos.
As oficinas terão carga horária total de 9 horas, distribuídas em três encontros. Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Os encontros acontecerão em setembro de 2024 como parte da programação da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Formação e replicação
As ações no campo da educação terão ainda mais três etapas na edição deste ano da Mostra.
A primeira etapa será uma formação online em agosto, com carga horária de 9 horas, para os(as) oficineiros(as) e assistentes de produção local que estarão responsáveis pelas oficinas presenciais. Os participantes serão divididos em dois grupos coordenados por professores do Laboratório Kumã da UFF, com o objetivo de preparar os educadores para a metodologia proposta para as oficinas presenciais.
A segunda etapa ocorrerá durante as oficinas presenciais.
Na terceira etapa, em outubro, os(as) oficineiros(as) acompanharão os participantes das oficinas na replicação do método em seus respectivos campos profissionais, onde haverá a oportunidade de testemunhar desdobramentos nos diversos contextos sociais onde atua o público da oficina.