Menu
Notícias

Aberturas renovam fôlegos da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

15/03/2024

As cerimônias de abertura da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos pelo país foram marcadas por uma aura de otimismo e renovação, ressaltando a vitalidade e a importância do audiovisual na promoção dos direitos humanos. Realizadores, produtores e representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Ministério da Cultura (MinC) uniram suas vozes para celebrar a retomada deste projeto emblemático.

O cineasta Silvio Tendler, homenageado desta edição, compartilhou sua alegria em testemunhar a Mostra recomeçar com ainda mais grandeza e ousadia. Ele enfatizou a necessidade contínua de respeitar os direitos humanos e a natureza, ressaltando a relevância perene desses temas.

O tema desta edição, “Vencer o ódio, semear horizontes”, foi proclamado pela representante do ministro do MDHC, Marina Lacerda, como um convite à reflexão e à esperança. 

“O ódio é a chave conceitual que encontramos para reunir os movimentos que aconteceram nos últimos anos e que sintetizam o antagonismo a quase tudo que a gente entende por direitos humanos. E, ao ódio, nós temos respondido com esperança e com trabalho. Neste ponto, a arte e os direitos humanos se encontram e, por isso, esse momento e essa política da Mostra são tão importantes”, enfatizou Marina Lacerda.

As falas da secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, e da assessora especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, Letícia Cesarino, ressaltaram a relevância da Mostra como um espaço de resistência e promoção dos direitos humanos e da cultura. Elas destacaram o papel crucial do audiovisual como ferramenta para ampliar o debate sobre temas relevantes e celebrar a diversidade cultural e regional do Brasil.

No lançamento de abertura, Giordana Freire, coordenadora de Educação em Direitos Humanos e Mídias Digitais do MDHC, destacou as parcerias com a Universidade Federal Fluminense e o MinC para a realização desta edição da Mostra: 

“No início, todas as pessoas envolvidas chegaram acreditando, mesmo diante das dificuldades. Hoje, é a realização de um sonho. Trabalhamos buscando a reflexão e a ação, para o fortalecimento da cultura dos direitos humanos e de sociedades mais combativas. Acreditamos no poder simbólico do audiovisual para abrir caminhos.”

Ao longo das cerimônias, foram destacadas as parcerias com instituições e o esforço conjunto para viabilizar a Mostra, mesmo diante de desafios. A coordenadora geral da Mostra, India Mara Martins, agradeceu às equipes de produção nas 27 cidades sedes da 13ª edição, enfatizando a importância do evento para fortalecer a cultura dos direitos humanos e promover sociedades mais justas e combativas.

Clique aqui e conheça os filmes selecionados para Mostra!

Serviço:
13º Mostra Cinema e Direitos Humanos

Atendimento à imprensa pela Auracom Assessoria de Comunicação:
Aura Pinheiro - 21 98778-1316
Maria Cristina Mello - 21 99432-1778
Renato Guima - 21 99260-0910

Para dúvidas e mais informações:
oficialmcdh@gmail.com

Voltar para notícias

Compartilhe: