Curtas-metragens e Jovens Curadores da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos foram selecionados
02/10/2024Com o tema “Viver com dignidade”, foram selecionados 13 curta-metragens e quatro Jovens Curadores na chamada pública da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH). Essa é a primeira vez que a Mostra abriu uma chamada pública para selecionar projetos de Jovens Curadores, permitindo, desse modo, que a atividade de curadoria seja democratizada.
Foram recebidos projetos apresentados por coletivos de estudantes e profissionais de até 30 anos, residentes nas cinco regiões do país. Naara Fontinele, uma pesquisadora de cinema residente nos Estados Unidos e membro do júri de Jovens Curadores, assistiu a todos os filmes que compunham os programas inscritos e chegou ao programa vencedor, que será exibido em todo o país.
Em relação à chamada pública para inscrição de curtas-metragens, a Mostra recebeu títulos de 22 das 27 unidades da Federação. Para selecionar esses 13 filmes, os quais serão exibidos em todo o país durante a Mostra, em novembro, um júri formado por quatro pesquisadores de cinema assistiu a todos os filmes e, após algumas sessões de debates, chegou ao resultado final.
A seleção de curtas-metragens privilegiou a qualidade dos filmes, o diálogo com outros títulos dentro da mesma sessão e seu potencial gerador de debates, principalmente relacionados ao campo dos Direitos Humanos. Além disso, o júri buscou manter a diversidade regional, de gênero e raça entre os cineastas participantes, de modo a que todas as regiões do país tivessem ao menos um filme sendo exibido.
Para a escolha do Programa Jovens Curadores foi privilegiada a coerência do projeto, a qualidade dos filmes e a pertinência com relação ao campo dos Direitos Humanos.
Vale ressaltar que os filmes da chamada de curtas e os filmes propostos pelo coletivo de curadoria foram selecionados pelo júri, e agora serão contactados para a devida contratação. A produção da Mostra, juntamente com a equipe de Curadoria, pode realizar substituições caso haja alguma desistência ou não adequação dos proponentes aos regulamentos de contratação.
Lembrando que este resultado não compõe a programação total da Mostra, a qual será divulgada em data futura com a relação completa de filmes e sessões.
SELECIONADOS
Resultado da Chamada de Curtas-Metragens
- Água Rasa de Dani Drumond (MG)
- Big Bang de Carlos Segundo (RN)
- Fluxo – O Filme de Filipe Barbosa (SP)
- Habito de Fernando Santos (AL)
- Mansos de Juliana Segóvia (PE)
- Máquinas de Lazer de Italo Zaccaron (SC)
- Maré Braba de Pâmela Peregrino (BA)
- Marés da Noite de Juliana Sada e Noemi Martinelle (SP)
- Mborayhu Ñemoheñoi: A Luta das Mulheres Avá Guarani de Carol Mira (PR)
- Pássaro Memória de Leonardo Martinelli (RJ)
- Pulmão de Pedra de Torquato Joelma (PB)
- Sobre cabeça os aviões de Amanda Costa e Fausto Borges (GO)
- Somos Terra de Elisabete Christofoletti e Nilson Santos (RO)
Resultado da Chamada de Jovens Curadores
A proposta de curadoria escolhida para compor a programação da 14ª Mostra foi a do coletivo Anomalia Filmes, o qual é um coletivo de produção e distribuição de curtas-metragens. Criado em 2022 e com foco em projetos que fogem da norma, o coletivo Anomalia aposta na criatividade e inovação da diversidade de corpos no audiovisual.
Proposta selecionada:
- Lapso de Caroline Cavalcanti (MG)
- Marina Não Vai à Praia de Cássio Por Pereira dos Santos (MG)
- Possa Poder de Victor Di Marco e Márcio Picoli (RS)
- Sobre Amizade e Bicicletas de Julia Vidal (PR)
CONHEÇA OS JÚRIS DA MOSTRA
Uma das diretrizes da Mostra é a integração acadêmica de alunos e professores, e essa mesma diretriz foi aplicada à escolha dos membros dos dois júris que fizeram a seleção dos filmes. Eles foram compostos pela curadora da Mostra, a professora Lúcia Monteiro; pelo professor Marcelo Ribeiro; pela pesquisadora Naara Fontinele; pela mestranda Renata Hein; e pelo doutorando Breno Henrique. Os integrantes do júri ficaram impressionados com a qualidade e variedade de filmes e programas de curadoria inscritos e parabenizam todas as pessoas que responderam à chamada.
Júri de Curtas
* Lúcia Ramos Monteiro – Professora da UFF e curadora da Mostra desde a 13ª edição, com foco em ecocrítica e cinemas amazônicos. Sua visão única enriquece nosso júri com reflexões profundas sobre roteiro e cinema.
* Marcelo Ribeiro – Professor da UFBA, especialista em cinemas africanos e direitos humanos. Marcelo traz uma perspectiva de descolonização e emergências múltiplas do cinema, ampliando o alcance da Mostra.
* Renata Masini Hein – Mestranda em Cinema e Audiovisual na UFF, com foco no Nuevo Cine Latinoamericano e no cinema feminista. Renata traz a força do cinema de Sara Gómez e a representatividade das mulheres na indústria cinematográfica.
* Breno Henrique – Bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA, Mestre em Comunicação Social pela UFMG e Doutorando em Cinema pela UFF. Breno trabalha com direção de arte, realização audiovisual e artes visuais, e é coordenador geral da Preto e Outras Cores – Mostra de Cinema Negro LGBTQIAPN+.
Júri Jovens Curadores
* Naara Fontinele – Doutora em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Nouvelle e em Comunicação Social pela UFMG. Naara é uma pesquisadora dedicada ao cinema brasileiro e ao documentário, com uma carreira marcada por curadorias e pesquisas inovadoras.
Serviço:
14º Mostra Cinema e Direitos Humanos
Assessor de Imprensa da Mostra:
Jéferson Cardoso
jefersonzc@gmail.com
Para dúvidas e mais informações:
oficialmcdh@gmail.com
Compartilhe: