Menu
Notícias

Conheça os pontos de exibição da Mostra na Região Sudeste

06/03/2024

A regionalização é um princípio estabelecido desde a primeira edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Assim, o evento é realizado nos 26 estados e no Distrito Federal. Todas as cidades terão acesso aos mesmos recursos disponibilizados pela produção nacional, com as mesmas sessões, eventos e ações paralelas planejadas, considerando as características e particularidades locais. Conheça os equipamentos culturais da Região Sudeste e as datas de exibição dos filmes, nesta primeira etapa: 

 

Em São Paulo, as exibições serão na Cinemateca Brasileira, na capital, de 13 a 16 de março. Maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes, foi oficializada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956. Compõem o cerne da sua missão o estímulo ao estudo, defesa, preservação, divulgação e desenvolvimento da cultura cinematográfica.

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP

Site: www.cinemateca.org.br 

 

No Rio de Janeiro, a programação da Mostra estará disponível no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, de 13 a 16 de março. A sala foi criada em 1968 por um grupo de cineastas, críticos e amantes do cinema, com programação independente e o objetivo de oferecer ao público opções diferentes das exibidas pelo circuito tradicional. Com o passar dos anos, o espaço se tornou parte do centro cultural que viria a ser o Centro de Artes UFF, e continua privilegiando títulos com pouca visibilidade no cinema comercial, mostras temáticas e festivais.

Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ

Site: www.centrodeartes.uff.br/eventos/cinema 

 

Em Minas Gerais, o ponto de exibição será o MIS Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, de 19 a 22 de março. Fundado em 1944, é o primeiro cinema de rua público municipal da capital mineira. Após anos fechado, teve seu emblemático imóvel revitalizado, atendendo uma antiga reivindicação de moradores do bairro e do setor cultural, especialmente daqueles vinculados à linguagem audiovisual. Hoje em dia tem entrada gratuita, é sede de parte do acervo do Museu da Imagem e do Som (daí o nome MIS Cine Santa Tereza) e gerenciado pela Fundação Municipal de Cultura.

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89 – Bairro Santa Tereza – Belo Horizonte – MG

Site: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/cinema/cinesantatereza

 

Já no Espírito Santo o palco da Mostra será o Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, de 19 a 22 de março. As origens do espaço remontam ao Cineclube Universitário, organizado por estudantes, em 1974, com sessões improvisadas em uma sala de aula. Em 1992, após uma longa reforma em sua antiga sala, aquisição de novos equipamentos e uma nova proposta, o cinema da Ufes foi reaberto como Cine Metrópolis. O foco de atuação sempre foi uma programação alternativa, baseada na diversidade de estilos, linguagens e nacionalidades.

Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Ufes – Campus Goiabeiras, Vitória – ES

Site: https://cinema.ufes.br/ 

 

Serviço:
13º Mostra Cinema e Direitos Humanos

Atendimento à imprensa pela Auracom Assessoria de Comunicação:
Aura Pinheiro - 21 98778-1316
Maria Cristina Mello - 21 99432-1778
Renato Guima - 21 99260-0910

Para dúvidas e mais informações:
oficialmcdh@gmail.com

Voltar para notícias

Compartilhe: