Menu
Notícias

Edição da retomada tem regionalização e acessibilidade como metas

08/02/2024

Apesar dos desafios enfrentados por produtores e organizadores, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos foi realizada anualmente durante 12 edições consecutivas. O evento ocorreu de 2006 a 2018, até ser interrompido em 2020 devido à pandemia de Covid-19. A retomada nesta 13ª edição traz aspectos importantes em sua base, com foco na regionalização, simetria e acessibilidade.

A regionalização, um princípio estabelecido desde a primeira edição, se reflete na dimensão nacional da Mostra, que nesta 13ª edição acontece nas 26 capitais e no Distrito Federal. Além disso, a curadoria privilegiou produções das cinco regiões do país na seleção de filmes, ampliando o alcance geográfico e cultural do evento. A simetria também é um elemento essencial, com o formato da Mostra sendo replicado com as mesmas características em todas as cidades onde é realizada.

A 13ª edição envolve 27 universidades e institutos federais de ensino na organização do evento em cada capital, com a participação de professores como produtores locais e discentes, além de produtores do mercado cultural e audiovisual, que atuam em parceria com educadores para apoiar a produção local.

“Todas as cidades terão acesso aos mesmos recursos disponibilizados pela produção nacional, com sessões, eventos e ações paralelas planejadas para o evento. A acessibilidade é uma preocupação fundamental e acontece na adequação dos filmes exibidos, que geralmente apresentam audiodescrição, LIBRAS e legenda descritiva. As salas de exibição e os espaços destinados às atividades do evento também são escolhidos levando em consideração as condições de acesso para pessoas com deficiência”, explica Índia Mara Martins, coordenadora geral da 13ª Mostra e professora do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.

A Língua Brasileira de Sinais é uma das ferramentas de acessibilidade da 13ª Mostra

Clique aqui e conheça os filmes selecionados para Mostra!

Serviço:
13º Mostra Cinema e Direitos Humanos

Atendimento à imprensa pela Auracom Assessoria de Comunicação:
Aura Pinheiro - 21 98778-1316
Maria Cristina Mello - 21 99432-1778
Renato Guima - 21 99260-0910

Para dúvidas e mais informações:
oficialmcdh@gmail.com

Voltar para notícias

Compartilhe: