Cineasta Silvio Tendler é o homenageado da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
03/12/2023O homenageado da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é o cineasta Silvio Tendler. Com grande projeção no cinema nacional e reconhecimento internacional, já produziu e dirigiu mais de 70 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens. Entre eles, estão os três documentários com maior audiência do cinema brasileiro, “O Mundo Mágico dos Trapalhões” , com 1,3 milhão de espectadores, “Jango” , com 1 milhão, e “Os Anos JK”, com 800 mil.
Ele confirmou presença no evento de lançamento da Mostra, que acontece no dia 6 de dezembro, no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ). Ao longo da atividade será exibida, com exclusividade, uma prévia do novo filme de Tendler, “Memória e Exílio”, filmado no Chile em setembro de 2023, durante os eventos em torno dos 60 anos do golpe de Augusto Pinochet.
Conhecido como o cineasta dos sonhos interrompidos, Tendler mostrou nas telas a vida dos presidentes Juscelino Kubitscheck e João Goulart, do poeta Castro Alves, do geógrafo Milton Santos, do cineasta Glauber Rocha e tantas outras. E ganhou o apelido justamente por contar histórias de personagens essenciais à trajetória do Brasil, mas que não conseguiram completar suas obras.
Nascido em 1950, Silvio é também documentarista, professor e historiador. Sua trajetória revela quase quatro décadas de pesquisas que deram origem a seu acervo particular de imagens, com mais de 80 mil títulos sobre a História do Brasil e do Mundo dos últimos 60 anos, sendo, possivelmente, o maior do gênero existente no Brasil.
Clique e confira outras notícias da Mostra!
Serviço:
14º Mostra Cinema e Direitos Humanos
Assessoria de Comunicação:
Jéferson Cardoso
jefersonzc@gmail.com
Para dúvidas e mais informações:
oficialmcdh@gmail.com
Compartilhe: