Ministro Silvio Almeida lança 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
07/12/2023Silvio Tendler e Luiz Gama são homenageados durante programação no Cine Arte UFF
A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos está no ar. A programação foi lançada pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, na quarta-feira (6/12), no Cine Arte UFF, em Niterói (RJ). A Mostra homenageia o cineasta Silvio Tendler, que participou do evento e emocionou a plateia. A noite teve também a divulgação do edital do Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos e o lançamento de um selo comemorativo em homenagem ao escritor, jornalista e jurista defensor dos escravizados.
“O cinema tem papel fundamental no que podemos falar de humanização e de um projeto de país mais democrático. Neste momento difícil, precisamos dos artistas e do cinema para restaurar a energia do Brasil”, destacou o ministro Silvio Almeida.
Realizada pelos Ministérios da Cultura (MinC) e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a Mostra tem produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). O reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, estava ao lado do ministro, na cerimônia, e elogiou a iniciativa e a parceria entre as instituições.
Também participaram do evento a secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, a secretária executiva do MDHC, Rita Cristina de Oliveira, e a assessora especial em Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, Letícia Cesarino. As três reforçaram a importância do cinema como meio para dar visibilidade aos grupos em situação de vulnerabilidade.
Depois da divulgação pelo MDHC do edital do Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos, a noite teve o lançamento do selo comemorativo. A superintendente dos Correios no Rio de Janeiro, Clarissa Mazzon, apresentou o selo, inspirado no poema “Coleirinho”, de Gama, retratado pelo artista Antônio Obá.
Ao final a plateia foi apresentada a um trecho do ainda inédito documentário “Exílio e memória”, rodado por Silvio Tendler, em setembro, no Chile, nos atos que lembraram os 50 anos do golpe que derrubou o presidente Salvador Allende e a importância da defesa da democracia no continente. Tendler viveu no Chile em 1973, antes da queda do governo.
“Agradeço a UFF e ao ministro. Estou muito feliz de poder voltar nessa sala de cinema, onde participei de muitos debates sobre o nosso país, após exibições de filmes. Acompanho essa mostra desde a criação, em 2006, e é uma alegria ser o homenageado da 13ª edição”, contou Tendler.
#mcdh #cinemaedireitoshumanos #direitoshumanos #cinema #cultura #DireitosHumanos75 #13MDHC #UFF #vempramostra
Galeria
Serviço:
14º Mostra Cinema e Direitos Humanos
Assessor de Imprensa da Mostra:
Jéferson Cardoso
jefersonzc@gmail.com
Para dúvidas e mais informações:
oficialmcdh@gmail.com
Compartilhe: