Menu
Notícias

Mulheres são protagonistas na Mostra Cinema e Direitos Humanos

24/01/2024

A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga,  fala sobre representação

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que acontece sob a coordenação geral da professora do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Índia Mara Martins, não apenas exibe a força feminina nas telas, mas também destaca o papel crucial das mulheres por trás das câmeras. Esta ênfase no protagonismo feminino reflete um compromisso deliberado com a representação equitativa e inclusiva, conforme ressaltado pela coordenadora.

“Este não é um acaso, mas sim uma demonstração do compromisso contínuo com as bandeiras das mulheres e o fortalecimento do seu protagonismo em todas as esferas”, afirma Martins.

O evento, realizado pelos Ministérios da Cultura e dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), traz à tona questões urgentes por meio de filmes, oficinas e debates, e marca uma esperança renovada em tempos pós-pandemia e em face de mudanças políticas.

“É com otimismo que a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos volta, trazendo consigo a esperança de um novo horizonte pós-pandemia e sob uma nova administração governamental”, frisa Letícia Cesarino, assessora especial em Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC.

Durante o lançamento da programação, ocorrido em dezembro no Cine Arte UFF, em Niterói (RJ), também houve um destaque para a importância de se avançar na conquista dos direitos, como mencionado pela secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga:

“Estamos sempre nos questionando sobre a representação do povo que elegeu o presidente, tanto nas telas quanto nos bastidores. É para este povo que trabalhamos incansavelmente.”

O evento também serviu como palco para anúncios significativos, incluindo o lançamento do edital do Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos, detalhado pela secretária executiva do MDHC, Rita Cristina de Oliveira, ao lado do ministro Silvio Almeida. A iniciativa visa promover avanços na garantia dos direitos humanos, com um apelo especial para a educação como motor de mudança.

“Estamos comprometidos em transformar o passado e impulsionar o futuro por meio da educação. Podem contar conosco nessa jornada”, assegura Rita Cristina.

Além do edital do prêmio, foi lançado um selo comemorativo em homenagem ao abolicionista Luiz Gama, em um ato conduzido pela superintendente dos Correios no Rio de Janeiro, Clarissa Mazzon, destacando um momento histórico, já que é a primeira mulher a assumir o posto no estado.

Clique aqui e conheça os filmes selecionados para Mostra!

Serviço:
14º Mostra Cinema e Direitos Humanos

Assessoria de Comunicação:
Jéferson Cardoso
jefersonzc@gmail.com

Para dúvidas e mais informações:
oficialmcdh@gmail.com

Voltar para notícias

Compartilhe: